BLOG DO MOZART LUNA

Concurso público para Uneal e novo prédio para o Campus em Arapiraca. As desigualdades fiscais entre os municípios.

Concurso público

Arapiraca vai ganhar um novo campus de conhecimento científico e formação educacional da UNEAL, graças ao Governo de Alagoas.  O anúncio da construção do novo prédio e de um concurso público para contratação de professores e técnicos foi feito pelo governador Paulo Dantas em solenidade que teve a presença  do prefeito Luciano Barbosa e do deputado federal, Daniel Barbosa.

Agricultura familiar

Alimentos saudáveis cultivados na zona rural de Penedo por famílias de baixa renda estão no cardápio de estudantes da rede pública municipal e federal em Penedo. A compra feita por meio de chamada pública prioriza a agricultura familiar local e tem apoio do governo Ronaldo Lopes, comprovado pelo aumento de recursos que circulam nas comunidades do meio rural.

Alimentos da roça

No início da administração Ronaldo Lopes, a aquisição de itens colhidos na roças dos povoados de Penedo totalizava cerca de quatrocentos mil reais/ano. Em 2024, o direcionamento das verbas destinadas à alimentação escolar faz circular de 2,5 a 3 milhões de reais na agricultura familiar penedense.

Avanço

O avanço incontestável foi apresentado nesta quinta, 20, durante reunião da gestão da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) com trabalhadores rurais fornecedores de alimentos e que também vendem o que produzem na Feira da Agricultura Familiar, sem perder dinheiro para atravessadores.

Salário em Delmiro

Em outros tempos Delmiro Gouveia sofria com a desorganização para pagamento da folha, mas desde que assumiu o município, a prefeita Ziane Costa tem colocado como um dos principais objetivos pagar a folha no mês trabalhado e antecipar o salário em datas comemorativas. E é isso que mais uma vez ela fez ao pagar na última sexta-feira, 21, parte do funcionalismo público.

Injeção de recursos

De acordo com a secretária de Finanças, Wilma Gaudêncio, foram injetados R$ 9.149.136,53 (nove milhões cento e quarenta nove mil e cento e trinta e seis reais e cinquenta três centavos). O valor corresponde a quase R$ 10 milhões na economia municipal. Garantido que as famílias possam aproveitar o São João de forma alegre e contente.

Municípios e a reforma tributária

A representante da CNM defendeu pontos e premissas da proposta de reforma tributária e falou sobre como a Confederação tem atuado para garantir uma reforma tributária justa e municipalista. Esse debate é muito importante e casa bem com o tema proposto pela nossa 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu em maio, e foi ‘Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida.

Desigualdade entre municípios

Ainda sobre desigualdades, a especialista da Confederação apresentou três dimensões que a CNM avalia como questões que precisam ser combatidas para evitar desigualdades federativas. A primeira é a do setor econômico, no que se refere ao próprio tratamento tributário. A segunda é a desigualdade federativa, e a CNM tem discutido e reforçado a importância de um pacto federativo justo.

Debate

E essas desigualdades entre Estados e entre Municípios em termo de receita per capita e além disso a desigualdade entre a União, Estados e Municípios no que diz respeito à competência e financiamento necessário para essas competências. O  debate nacional em geral acontece sobre as desigualdades regionais, entre Estados ricos e Estados pobres, mas ela avaliou que dentro do mesmo Estado há muitas desigualdades sociais e que elas são ainda mais acentuadas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Congresso Nacional de Contabilidade Municipal em Brasília discute contabilidade pública do Governo Federal e Tribunais de Contas. Objetivo é orientar aos gestores sobre temas municipais.

Contabilidade municipal Representantes de Municípios e especialistas de todo o país lotaram o auditório da Confederação Nacional de Municípios (CNM)…
BLOG DO MOZART LUNA

Primeira parcela do FPM e 1% Extra nas contas das prefeituras com 13,11% de aumento. Prefeitos comemoram 10 anos do percentual extra. Curso de capacitação de mão de obra em Japaratinga

FPM 13,11% positivo A primeira parcela geralmente, é a maior do mês, representando quase metade do valor esperado para o…
BLOG DO MOZART LUNA

Provas do Concurso do TJAL no domingo. Confirma documentação e como serão as provas. A disputa política em Canapi, no "Triangulo das Bermudas" do Sertão. Alagoas comemora demanda turística.

Concurso TJAL A prova objetiva do concurso para técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) será aplicada neste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :