Movimentação em Arapiraca
Uma grande movimentação de lideranças políticas foi notada no Centro Administrativo de Arapiraca, durante toda semana. O estacionamento estava lotado de carros de personalidades das bases de apoio a Luciano Barbosa, principalmente do MDB. Além disso, a movimentação nos bastidores para acomodação de pessoal, vem correndo.
Câmara de Arapiraca
Na Câmara de Vereadores, também a movimentação nos bastidores continua. Um sinal disso foi a saída de Fabiano Leão para secretário de esportes, cedendo vaga para o suplente Adriano Targino, que é uma liderança reconhecida, mas que foi traído pelos esquemas montados e não conseguiu se reeleger.
MDB forte
O MDB tem nove vereadores na Câmara de Vereadores, sendo a bancada mais forte de apoio ao prefeito Luciano Barbosa. O presidente da Casa será Leo Saturnino nestes primeiros dois anos. O vereador é bastante querido e conhecido como político popular que tem um grande serviço prestado à coletividade arapiraquense.
Marcelo Vitor e os prefeitos
A articulação com o Legislativo estadual e federal também foi prioridade no primeiro dia de agenda. O governador interino se reuniu com os deputados estaduais Lelo Maia, Bruno Toledo e Cibele Moura, além dos deputados federais Rafael Brito e Luciano Amaral.
Faltou Júlio César
O ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César bem que desejava ter ido ao Palácio dos Palmares, para falar com o governador interino, Marcelo Vitor, mas foi aconselhado a não ir, porque poderia não ter sido recebido. Júlio César não aceitou uma composição com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor, nas eleições municipais de Palmeira. Júlio Cesar pretende ser deputado estadual e concorrer à presidência da casa Tavares Bastos.
Prefeitos presentes
Entre os prefeitos que foram recebidos pelo governador em exercício e foram: Ronaldo Lopes de Penedo, Luciano Barbosa de Arapiraca,
Abrão Moura de Paripueira, João Vítor de Viçosa, Geo Cruz de Ibateguara. Também estavam presentes o presidente do IMA, Gustavo Lopes e seu irmão Guilherme Lopes.
Luciano Barbosa e Renan
Vale lembrar que a primeira audiência do dia de Marcelo Vitor foi com o senador Renan Calheiros e o perfeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. Em clima muito descontraído Luciano Barbosa, conjecturou o cenário político nacional e fez alguns relatos sobre problemas enfrentados em Arapiraca, com a constante falta de água, ao qual se somou as solicitações senador Renan Calheiros para uma solução.
Pindorama presente
O presidente “vitalício” da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, esteve presente também ao Palácio dos Palmares, acompanhado de seu filho João Vitor, prefeito de Viçosa, que hoje vive em pé de guerra com a família Vilela e também agora com o deputado Chico Tenório. Nos bastidores se comenta que Klécio está avançando em bases políticas em todo estado para um projeto político.
Proibido passeios à Foz
O turismo em Alagoas está para sofrer um grande golpe, perdendo um roteiro turístico conhecido internacionalmente que é o passeio à Foz do São Francisco pelas Dunas e também de barco às praias. Uma decisão do responsável pela APA do Peba, em Piaçabuçu, determinou o fim dos passeios a partir do dia 12 de janeiro de 2025. Com isso, Alagoas perde um roteiro turístico que movimenta a economia na região e deixa desempregados cerca de 400 pessoas que atuam direta e indiretamente na atividade.
MPF e Setur e Procuradoria
O Ministério Público Federal, já solicitou ao responsável pela APA a apresentação de uma argumentação técnica para tal decisão e a Secretaria de Turismo do Estado, através da Procuradoria do Estado está buscando uma solução viável para o caso junto à Justiça. A bancada federal alagoana também está sendo mobilizada para conversar com a ministra Marina Silva.