![](https://circuitomundo.com/wp-content/uploads/2025/01/seneape-1000x694.jpeg)
Lixo em Maragogi
A chegada do verão em Maragogi faz a população flutuante triplicar, com a chegada de veranistas de Pernambuco, que têm casas no município. Isto faz aumentar a demanda de serviços como coleta de lixo e abastecimento de água, que praticamente entra em crise, embora a falta de água já se tornou um problema crônico na região.
120 toneladas por dia
Atualmente a Seaneape, empresa responsável pela coleta, recolhe 120 toneladas por dia em Maragogi, resíduo que é levado para uma estação de transbordo e de lá para um aterro sanitário em Rio Formoso em Pernambuco. Somente os hotéis em funcionamento produzem cerca de 10 toneladas de resíduos por dia. A expectativa é que este número duplique nos próximos meses.
Nova frota
A Saneape iniciou a mudança em sua frota e, ainda para este fim de ano, novos compactadores reforçarão a limpeza de fim de ano, como também a empresa já está preparada para 2025, início de uma nova gestão pública. André Pinto, diretor da empresa, já tem larga experiência na atividade de coleta de lixo urbano e por isso vem se preparando para acompanhar o crescimento não só de Maragogi, como também de toda região.
Reforma tributária
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) debateu ontem, sexta-feira, 10 de janeiro, a reforma tributária com os maiores desafios dos gestores municipais que é encontrar recursos para implementar políticas públicas. O tema desta semana foi o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os especialistas convidados pela CNM para falar sobre o tema deram dicas de como incrementar receitas e as novidades da Reforma acerca do Imposto.
Arrecadação
Em Alagoas poucos municípios têm arrecadação própria com ITBI, ISS, IPTU e ISSQR. Contudo, aqueles que têm esta possibilidade atingem valores altos de arrecadação, como Maragogi, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.
Valorização Imobiliária
A valorização imobiliária cresce assustadoramente na região norte. Isto fez com que a arrecadação municipal própria atingisse patamares excelentes inclusive empatando com os repasses do FPM. Maragogi, por exemplo, a arrecadação do ISS, ITBI e IPTU proporcionalmente é melhor que Maceió. Segundo uma fonte da secretaria de finanças, os valores são bons e ajudam na realização de obras.
Alerta: dengue
A maior incidência de chuva, de acúmulo de água e de calor, comuns do verão brasileiro, intensifica a proliferação do Aedes Aegypti em todo o país. Soma-se a isso, o recorde de mortes dos últimos meses e a previsão de mais pessoas doentes em 2025. Para evitar novos óbitos e/ou colapso da rede de saúde, por dengue e também por outras doenças transmitidas pelo mosquito, a palavra é prevenção.
Recomendação
A recomendação dos sanitaristas é com ações educativas, de conscientização e de combate aos focos de acúmulo de água, com envolvimento dos órgãos públicos, das entidades privadas e da comunidade. Os técnicos da área técnica da Saúde da Confederação destacam que o controle da dengue, assim como o de outras doenças de caráter epidêmico, exige um esforço de todos, inclusive dos profissionais de saúde, dos gestores e da população. E a Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para esse enfrentamento.
Dengue já matou 4 mil pessoas
Até julho passado, só a dengue, matou mais de 4,2 mil pessoas e foram mais de 6,2 milhões de casos prováveis. Outro agravante é que o mosquito também transmite zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche (FO), associada à malformação fetal. Diante disso se reforça a necessidade de uma comunicação na imprensa, clara e acessível para informar a população, constantemente, sobre os riscos das doenças e as medidas preventivas.