BLOG DO MOZART LUNA

Regras das campanhas eleitorais. População teme que políticos abusem da propaganda eleitoral e sujem as cidades, além de provocarem poluição sonora.

Os gestores municipais devem ficar atentos às regras das eleições deste ano. Há regras durante o período eleitoral que valem também para as instâncias municipais, como as Transferências voluntárias de recursos entre a União, Estados e Municípios que estão proibidas, sob pena de nulidade, multa e outras sanções. A exceção é para casos de obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento com cronograma prefixado, ou para situações de emergência ou calamidade pública. Essa vedação é prevista na Lei 9.504/1997, que trata da suspensão desse tipo de transferência nos três meses que antecedem as eleições. Também estão ressalvados da proibição os repasses determinados por lei e pela Constituição. O Interlegis do Senado explica que é o caso dos recursos destinados aos órgãos municipais para o SUS e para o Fundeb, por exemplo, que são transferências obrigatórias. Gestores dos Municípios brasileiros devem ficar atentos ao que a legislação prevê para as campanhas nas ruas nesse período. É permitida a colocação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. A legislação proíbe que os candidatos e partidários coloquem propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em áreas públicas, além de muros, cercas e tapumes divisórios. Distribuição de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos não depende de licença municipal nem de autorização da Justiça Eleitoral.

Barulho

Alto-falantes ou amplificadores de som, permitidos das 8h às 22 horas (e proibidos no dia da eleição), precisam respeitar a distância mínima de 200 metros da sede do governo, de quartéis e estabelecimentos militares, de hospitais e casas de saúde e de escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento).

Absurdo

A legislação permite a realização de comícios e aparelhagens de sonorização fixas das 8h às 24h, o que é considerado um absurdo por quem deseja não ser incômodo e seu lar é o pior os comícios de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por duas horas. Um absurdo!

Shows

É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Outdoors/som

É vedada a propaganda eleitoral por outdoors. É permitida a circulação de carros de som, com o limite de 80 decibéis de nível de pressão sonora, medido a sete metros de distância do veículo, apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios e respeitadas as vedações previstas.

Poder Público.

Nos bens que o uso depende de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza.

Penedo

No próximo dia 31 de agosto, a Prefeitura de Penedo promove a campanha de regularização para Microempreendedor Individual (MEI) na Praça Cesário Procópio dos Martyres, na Cohab. A parceria descentraliza a orientação que está disponível diariamente na Sala do Empreendedor que funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria (Sedecin).

Penedo/empresas

Ainda segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Soares mais de 50% dos MEIs ativos em Penedo estão em débito com a Receita Federal.

O atendimento aos MEIs na Sedecin está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h00 ao meio-dia, na Rua Sete de Setembro, nº 116, Centro Histórico, vizinho da sede do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

Penedo/saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) realiza na próxima sexta-feira, 19, o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite nos postos de saúde de Penedo. Toda a rede será atendida na sexta, 19, exceto as unidades dos povoados Marituba do Peixe e Cooperativa, onde a campanha acontece nos dias 16 e 17 de agosto.

Penedo/vacinação

Pais e responsáveis devem levar crianças da faixa etária entre 1 ano a menores de 5 anos para serem imunizadas e ficarem livres da doença. O trabalho de prevenção da SEMS Penedo segue o calendário da campanha nacional que vai até 9 de setembro.  A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite, com aplicação de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses de idade da criança) e mais duas doses de reforço, com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeitos se mobilizam contra decisão do ministro Dino do STF em bloquear Emendas Parlamentares. Gestores alertam para paralização de serviços da saúde. Dessalinizadores proporcionam água de qualidade para o semiárido.

Bloqueio das emendas A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em nome de todos os entes municipais do Brasil, vem manifestar…
BLOG DO MOZART LUNA

IGPS realiza desfile natalino em Olho d'água do Casado. Wagner e Thomaz Lira farão parte da equipe de governo de Dani da Elba. Pilar inaugura o primeiro kartódromo de Alagoas.

IGPS em Olho d’água do Casado Olho d’Água do Casado respirou a magia natalina com a chegada do Papai Noel…
BLOG DO MOZART LUNA

Segunda parcela do FPM depositada nas contas das prefeituras com aumento de 15%. Prazo para emendas PIX vão até o dia 31 de dezembro.

FPM: aumento de 15% A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositado hoje nas contas das prefeituras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :